
Auriculoterapia

Indicações
A AURICULOTERAPIA é eficaz no tratamento e diagnóstico de dezenas de enfermidades crônicas.
Enxaqueca;
distúrbios do sono;
ansiedade;
irritabilidade;
depressão;
estresse;
problemas gastrointestinais;
alergias;
Dores físicas;
​
Além de seu caráter terapêutico e diagnóstico, outra grande vantagem da AURICULOTERAPIA é que permite ao paciente continuar o tratamento em casa, vez que este pressiona e estimula as esferas ou semente colocadas nos pontos auriculares, intensificando assim o efeito do tratamento. A AURICULOTERAPIA pode servir de terapêutica única para o tratamento das síndromes diagnosticadas pela Medicina Tradicional Chinesa, ou utilizada em conjunto com outras técnicas.
A AURICULOTERAPIA CHINESA (aurículo, orelha e terapia, tratamento), também conhecida como AURICULOMEDICINA ou TERAPIA AURICULAR, é uma técnica de diagnóstico e tratamento através da orelha, sendo uma das especialidades da Medicina Tradicional Chinesa.
A AURICULOTERAPIA é uma modalidade de reflexologia, que se baseia no pavilhão auricular, um microssistema onde está projetado o corpo humano de forma geral. O pavilhão auricular é dividido em áreas, que por sua vez são mapeadas em pontos de reflexo, que correspondem aos órgãos, vísceras, cabeça, tronco, membros, coluna vertebral e funções orgânicas.
Quando ocorrem doenças ou desarmonias fisiológicas nessas partes do corpo, a região correspondente na orelha manifesta sinais desses desequilíbrios. Entretanto, quando esses pontos específicos são estimulados, os meridianos correspondentes recebem impulsos, possivelmente através da estimulação da formação reticular e conexões com o sistema nervoso simpático e parassimpático, que desencadeiam uma série de reações relacionadas com as áreas afetadas, fazendo com que o organismo reencontre o equilíbrio e a cura.
Apesar de ter como base a avaliação clínica, segundo os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa, a AURICULOTERAPIA tem constituído a sua própria teoria, por ter métodos independentes para o diagnóstico e tratamento das enfermidades. Os pontos auriculares funcionam como uma memória do histórico patológico das pessoas, por isso o diagnóstico através do pavilhão auricular permite avaliação de diversos desequilíbrios energético-funcionais, além do desenvolvimento cronológico das enfermidades e a preparação para processos patológicos que ainda não se manifestaram clinicamente. Atualmente, o diagnóstico da AURICULOTERAPIA tem valor semiológico muito próximo ao diagnóstico através do pulso e da observação da língua na Medicina Tradicional Chinesa. Para efeito diagnóstico, as alterações mais comuns podem se apresentar sob a forma de cordões, veias, depressões, inchaços, descamações, eczemas, mudanças morfológicas e de coloração, etc.