
Microfisioterapia

Quais os benefícios da Microfisioterapia?
Os benefícios proporcionados pela Microfisioterapia são muitos, entre eles:
​
-
Melhoria do estado emocional
-
Tratamento das dores
-
Estimulação do sistema Imunológico
-
Identificação da causa primária de um sintoma ou de uma doença
-
Promoção da saúde
-
Prevenção de doenças
Quais os benefícios da Microfisioterapia?
Os benefícios proporcionados pela Microfisioterapia são muitos, entre eles:
​
-
Melhoria do estado emocional
-
Tratamento das dores
-
Estimulação do sistema Imunológico
-
Identificação da causa primária de um sintoma ou de uma doença
-
Promoção da saúde
-
Prevenção de doenças

Microfisioterapia
A Microfisioterapia é uma técnica de terapia manual que consiste em identificar a causa primária de uma doença ou sintoma e estimular a auto-cura do organismo, para que o corpo reconheça o agressor e inicie o processo de eliminação. Essa agressão primária deixou traços (cicatrizes) que atrapalham o funcionamento das células, esses traços ficaram guardados na memória do tecido, por uma deficiência do sistema imunológico que não conseguiu eliminar o agressor.
O corpo humano como todo ser vivo e capaz de adaptar-se, defender-se e se corrigir de eventos agressores, quando essas agressões ultrapassam a capacidade de defesa do organismo, a vitalidade do corpo é alterada e surge a doença.
Complementar à Medicina Tradicional, a Microfisioterapia trata a mente e o corpo como um todo, do mesmo modo que a Homeopatia e a Medicina Tradicional Chinesa.
Desenvolvida na França, a Microfisioterapia é muito utilizada em países da Europa e da África e atualmente vem se difundindo por todo o mundo. No Brasil, é cada vez mais procurada por seus benefícios e resultados.

Quais as bases da Microfisioterapia?
A Microfisioterapia tem como base científica a Embriologia. O cérebro, a pele e seus anexos têm da mesma origem embrionária, o ectoderma, o que explica a profunda relação entre eles. Sem percebermos, os sentimentos e as emoções que nos afetam são registrados pelo sistema nervoso em nosso corpo e permanecem influenciando nossa saúde quando não os tratamos.
Considerando esses fatos, a Microfisioterapia promove o tratamento por meio de toques específicos sobre a pele, a fim de estimular o sistema nervoso a eliminar esses registros e restabelecer o equilíbrio físico e emocional. Esse processo tem como fundamento quatro princípios elementares: a autocura, a cicatriz patológica, a correção homeopática e a micropalpalção.
Autocura
É a capacidade que o corpo tem de se curar de forma natural, como se possuísse uma inteligência inata e soubesse do que precisa para manter-se bem, com saúde. Existe uma força curativa dentro de nós que Hipócrates, o pai da medicina (460 a.C.), chamava de “fisis” e que a homeopatia e a naturopatia chamam de “energia vital” e os hindus chamam de “prana”. A autocura é movida por esta energia que faz com que a doença ou as anormalidades em nosso corpo sejam curadas.
Cicatriz Patológica
É o registro que se forma quando sofremos uma agressão muito forte ou quando se verifica uma deficiência no sistema imunológico. Trata-se de um vestígio da agressão no corpo que deforma a célula, deturpando sua função e provocando sintomas. Na região em que se forma a cicatriz ocorre a perda da energia vital. Os gestos do terapeuta são realizados sobre esse local, a fim de estimular o processo de autocura.
Micropalpação
Assim como a Homeopatia, a Microfisioterapia segue as leis da cura pelo semelhante (semelhante cura semelhante) e do infinitesimal (medicamento diluído; palpação mínima). As micropalpações são gestos feitos pelo terapeuta, sempre com as duas mãos em aproximação. A partir da sensação entre elas, o terapeuta detecta se há perda de vitalidade no tecido e identifica a memória (cicatriz) de uma eventual agressão. Efetuando essas micropalpações, ele informa ao corpo as agressões e desencadeia o processo de autocura.
Como é a sessão?
As sessões têm duração média de uma hora. O número de sessões varia de acordo com a queixa do paciente. De maneira geral, para uma determinada queixa, podem ser necessárias de três a quatro sessões.
A sessão de tratamento tem início com a avaliação das queixas e disfunções do paciente e, a partir daí, o terapeuta vai realizar uma investigação micropalpatória nos diferentes tecidos do organismo, como tecido nervoso, muscular e visceral, através de uma seqüência específica e organizada, definida por mapas desenvolvidos através de estudos com base na embriologia. Possibilitando detectar a causa responsável pelo sintoma relatado a partir da cicatriz patológica. Uma vez identificada e localizada a cicatriz, o terapeuta através de micromovimentos estimula o corpo a desencadear o processo de autocura, de maneira quase instantânea. Portanto o mecanismo de autocorreção é obtido desta maneira, tanto nos adultos, como nos bebês ou crianças.

Indicações:
Alergias em geral;
Dores físicas (lombalgias, ciatalgias, cervicalgias);
Traumas emocionais (perdas, abandonos, separações, etc.);
Fibromialgia;
Fobias;
Ansiedade;
Enxaquecas;
Depressão;
Distúrbio do sono;
Síndrome do pânico;
Problemas escolares;
Falta de atenção e concentração;
Hiperatividade;
Agressividade;
É indicada para qualquer pessoa, independente da patologia ou idade, portanto todos podem se beneficiar.
A Microfisioterapia é uma técnica complementar que visa encontrar a causa dos eventos. Não se opõe a Medicina ou a Fisioterapia, atuando de forma preventiva ou curativa.